Estimativa: como obter o menor custo factível para um empreendimento?
O custo de uma iniciativa qualquer é a soma dos recursos que são consumidos em sua realização. Nem sempre os custos são econômicos ou financeiros. Além deles, existem os custos sociais, ambientais, entre outros. O orçamento é o levantamento do custo econômico de uma iniciativa, seja ele planejado ou realizado.
Um custo só é verdadeiramente conhecido após estar realizado, ou seja, após a iniciativa ter sido concluída. Muito antes disso, no entanto, é necessário conhecer o provável custo final para que a viabilidade seja analisada, recursos sejam disponibilizados etc. A estimativa de custo é a tentativa de antever esse custo final, antes de sua efetiva realização. Normalmente uma estimativa de custo dá origem a um orçamento planejado, que é o montante necessário a ser pré-disponibilizado para a realização de uma iniciativa.
Por exemplo, num empreendimento imobiliário, a estimativa de custo de construção é uma informação fundamental gerada nas diferentes etapas do processo:
- No estudo de viabilidade inicial, para precificação e compra do terreno e definição do produto a ser lançado;
- Após o detalhamento do projeto, quando todos os insumos estão especificados e podem ser quantificados, para a contratação da execução;
- Durante a obra, quando os desempenhos de produtividade e consumo se concretizam, para o acompanhamento de eventuais desvios;
- No término da obra, quando enfim o custo final será conhecido.
Precisão
Uma estimativa de custo precisa é aquela que se concretiza e toda estimativa está associada a um risco de não se concretizar. Para Foussier (2006), boa previsão é aquela atingível e, portanto, capaz de ajudar o tomador de decisão a prever o futuro e, consequentemente, gerenciar o negócio.
O risco de não concretização será tanto maior quanto mais subdimensionada for a estimativa. Isso porque uma estimativa superdimensionada é facilmente atingível, já que fazer com que uma iniciativa custe mais do que ela poderia custar é muito fácil.
A comparação de uma estimativa de custo com um cálculo estrutural é bastante interessante. É fato que qualquer pessoa consegue construir uma estrutura que não rompa, bastando para tanto que superdimensione absurdamente seus elementos. O desafio do cálculo estrutural é exatamente dimensionar os elementos mais esbeltos com os quais a estrutura não irá se romper.
Da mesma forma deve ser entendida a estimativa de custo. Ou seja, a melhor definição para “estimativa de custo precisa” é:
“O menor custo factível para a realização de uma iniciativa”
Para aprofundar mais nesse assunto, dê uma olhada nos links para o curso online completo e as respectivas videoaulas (módulos) que preparamos na plataforma do EstudeAE. Você assiste onde e quando quiser.
Arq. Flávia Lima