Estimativas Precisas do Custo de Construção
O EstudeAE acaba de lançar o curso digital Estimativas Precisas do Custo de Construção, ministrado pela Arq. Flavia Lima, mestre em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ), doutoranda em Arquitetura (PROARQ/UFRJ) e sócia fundadora da CUG Consultoria e da Pré-Fit Arquitetura Imobiliária.
Os custos de execução de um empreendimento imobiliário são fortemente impactados pelas primeiras decisões de projeto. E o baixo nível de detalhamento nas etapas preliminares costuma dificultar estimativas precisas. Daí a importância do desenvolvimento de metodologias capazes de evitar o comprometimento da rentabilidade e da viabilidade dos negócios imobiliários.
O problema é que ser assertivo na previsão de custos, especialmente nas etapas iniciais do desenvolvimento imobiliário, não é tarefa simples. Exige dos profissionais técnicas apuradas, informações consistentes, sensibilidade e conhecimento para interpretar os dados disponíveis.
O objetivo do curso é exatamente esse: apresentar os diversos métodos de orçamentação, avaliando as vantagens e limites de sua aplicação na fase preliminar do desenvolvimento de projetos, quando o volume de informação sobre o projeto é muito baixo.
Uma estimativa de custo precisa é aquela que se concretiza. Vale ressaltar, entretanto, que toda estimativa está associada a um risco de não se tornar realidade. Uma boa previsão é aquela capaz de ajudar o tomador de decisão a prever o futuro e, consequentemente, gerenciar melhor o seu empreendimento.
Confira os temas das videoaulas que compõem o curso:
-
Aula 01: O custo de construção no processo produtivo de AEC
-
Aula 02: Estimativas por Quantificação
-
Aula 03: Estimativas por Comparação
-
Aula 04: Variáveis Explicativas e Estimativas Preliminares de Custos
-
Aula 05: Modelagem CUG para Estimativas de Custos de Construção
Veja mais:
Curso Estimativas Precisas do Custo de Construção
Curso Orçamento de Obras e Apropriação de Custos
Curso Empreendimentos Imobiliários
Tag:arquitetura, construção, CUG, custos, estimativas, Flavia Lima, obras, orçamento, precisas