Livro digital: Demanda Futura por Moradias – Demografia, Habitação e Mercado
Desenvolvido pela Universidade Federal Fluminense, em parceria com a Secretaria Nacional de Habitação, o livro digital “Demanda Futura por Moradias: Demografia, Habitação e Mercado” traz um estudo detalhado sobre a projeção da demanda futura por moradias no Brasil, apresentando resultados para os estados e municípios no horizonte temporal delimitado entre os anos de 2010 a 2040.
Apresenta um novo olhar sobre o assunto, prospectando a necessidade de formação de domicílios para atender à dinâmica demográfica dos próximos 22 anos. Tem como objetivo subsidiar o planejamento da política habitacional e respectivas e demandas, além de servir como referência para o setor privado. Também é de grande interesse para os estudiosos da questão habitacional, cobrindo lacunas presentes na literatura técnica a respeito.
Este livro projeta a demanda futura por moradia em resposta à dinâmica demográfica, implícita nas hipóteses da projeção populacional, que é a base para essa projeção. O estudo contempla três escalas territoriais e dois horizontes temporais. Para a escala nacional e estadual, as projeções vão até 2040. Para a escala do município, as projeções vão até 2030.
O trabalho conta ainda com uma análise da produção habitacional considerando a demanda demográfica projetada. Os dados resultantes, com várias possibilidades de cruzamentos nas escalas projetadas, podem ser acessados por meio de um aplicativo disponibilizado no site da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades.
Os resultados da projeção da demanda demográfica por moradias, nas diversas escalas em análise, foram desagregadas por atributos sociodemográficos como renda domiciliar, tamanho de domicílio, condição de ocupação, proporção de domicílios urbanos e necessidade de reforma e ampliação.
O livro ainda apresenta e discute a linha de pesquisa demografia da habitação; os resultados da projeção populacional, suas hipóteses e seus aspectos metodológicos; e aborda questões de oferta de moradias, apresentando a projeção da produção necessária para atender à demanda, estimativas para a necessidade de crédito e os rebatimentos dos investimentos no mercado.
O estudo atualiza as estimativas da demanda futura por moradias dando continuidade ao trabalho coordenado pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), realizado entre 2007 e 2009.